Uma proposta para democratizar a arte e permitir que as pessoas, principalmente crianças e jovens, possam enriquecer seus conhecimentos e ampliar o questionamento perante às obras de arte.CONHEÇA AS CURADORIAS EXISTENTES!

A Natureza das pessoas

Curadora Kátia Canton. Reune 40 reprodução de obras de arte de artistas renomados do Brasil e do mundo. Paul Cezanne, Van Gogh, Cloude Monet, Araquém Alcantara, Tarsila do Amaral, Annibale Carracci, Oswaldo Goeldi, Candido Portinari, Lasar Segal, Archimboldo, Marcela Tiboni, Eduardo Srur, Angella Conte. A idéia desta curadoria é colocar em pauta o tema da natureza e do meio ambiente em suas múltiplas relações com o ser humano. As 40 obras escolhidas neste projeto buscam mapear uma cartografia da natureza, retratada e recontada de maneiras singulares na história da civilização ocidental.

Para isso, partimos de uma imagem pré-histórica, das cavernas de Lascaux, na França, chegando a variadas obras de artistas modernos e a formas de representação contemporâneas. Serão abordados quarto núcleos: Natureza como Paisagem, isto é, sem a presença do ser humano; a Natureza Habitada, mostrando aspectos de interação com ela através do lazer; a Natureza Transformada, em que vemos interpretações da mesma, realizadas pelos artistas e, finalmente, Natureza em Perigo, alertando para os grandes problemas ecológicos.